quinta-feira, 3 de maio de 2007

Windows Vista = Windows Me II?

Esta é a pergunta que Adrian Kingsley-Hughes, do ZDNet, deixa no ar. Seria o Windows Vista um “novo Windows Me”?

Há uma forte corrente dizendo que sim. Os principais argumentos são bem fortes, e referem-se, principalmente, à falta de novidade relevantes para o usuário final do sistema. Aquela feature matadora, que faz ser válido o upgrade. No caso do Windows XP, por exemplo, só o fato do sistema ser 32 bits puro, e utilizar a arquitetura NT, era o suficiente para aposentar o Windows 98 ou Me.

Segundo Kingsley-Hughes, há várias coincidências entre o Windows Vista e o Windows Me. Ambos trouxeram poucas novidades e problemas de compatibilidade com software e hardware antigo. Além disso, ele ainda cita alguns problemas do Vista que afugentam os consumidores:

O Vista demorou aproximadamente sete anos para ficar pronto. Após este longo período, era de se esperar algo especial, o que, segundo o autor do supracitado artigo, não ocorreu; O Vista sofre de “crise de identidade”, ocasionada pela enorme quantidade de edições disponíveis, o que confunde o consumidor e o faz, por vezes, escolher a edição errada para suas necessidades. O Vista é caro. Especialmente a edição Ultimate, que aqui no Brasil chega perto dos R$ 1.000,00.

Pesa a favor do Vista o forte marketing da Microsoft, e a aceitação que o Windows tem entre os consumidores, especialmente os menos entendidos, que nem ao menos sabem o que é um sistema operacional. Se ele será um fiasco tal qual foi o Windows Me? Isso eu não sei responder, e acredito que ninguém saiba. Particularmente, acho difícil; mesmo que ele não empolgue num segundo momento, é um bom sistema, e deverá manter a hegemonia da Microsoft no ramo dos sistemas operacionais. Mas, como já disse, trata-se de algo imprevisível. A resposta, só o tempo nos dirá…

Fonte:
WinAjuda

Nenhum comentário: